domingo, 28 de junho de 2015

Cupcakes Arco-íris à la Bimby


Confesso que nunca fui a maior apreciadora de cupcakes. São muito bonitos mas as coberturas, na sua maioria, carregadas em manteiga nunca me agradaram muito. Já estes, são dos que gosto. A cobertura é apenas chantilly e a massa de chocolate. São divinais e são tão giros. A única questão é que não pode ser um chantilly qualquer. Não pode ser o chantilly que fazemos em casa com as natas, porque esse não se aguenta para fazer este tipo de decorações. Mas já encontram este com facilidade em lojas que vendam artigos para bolos. É o que eu chamo de chantilly de pasteleiro ;).

Pão de Deus




Descobri, não vai há muito tempo, que adoro Pão de Deus. O pão doce e húmido com o côco tostado por cima fazem dele uma coisa incrível. Sim, eu sou gulosa. Mas até me considero uma gulosa moderada. Não sou capaz, por exemplo, de comer um pacote de bolachas seguido nem mesmo uma pasta de chocolate. Muitas vezes até se estragam. Mas  com este não sou capaz. Vou tirando, pedacinho a pedacinho, para não me sentir tão culpada e quando dou por ela já não há. Façam também e maravilhem-se!

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Tarte de Chocolate e Fraboesas


Adoro Chocolate. Adoro Framboesas. E adoro Chocolate com framboesas. Haverá melhor desculpa para fazer uma tarte destas? Não! E dá muito pouco trabalho. Experimentem também.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Brownies de Courgette e Chocolate


Que se acuse quem não gosta de brownies. São pequenos quadrados de puro prazer. Estes com courgette são igualmente bons e não ficamos com um sentimento de culpa tão grande quando repararmos que já comemos uns quantos. Não levam qualquer tipo de gordura e sabem que mais? Não faz falta. Prometam-me que vão experimentar ;).

Almôndegas à la Bimby



Já não fazia almôndegas há imenso tempo. É daquelas comidas que os miúdos adoram. Cá em casa não há miúdos, mas também adoramos. Se podia comprar as almôndegas já prontas?! Podia. Mas feitas em casa são muito melhores. Podem misturar os temperos que preferirem. Vejam os meus favoritos na receita.

domingo, 21 de junho de 2015

Suspiro de Chocolate com Doce de Leite e Frutos Vermelhos


Este bolo é ‘’Rei’’ cá em casa. Não há defeito que se lhe possa apontar. A mistura de sabores, texturas e cores é simplesmente divinal. Todos o adoram! Façam e surpreendam a vossa família e amigos. É sucesso garantido :). Este gosto de fazer à mão. Mas para quem preferir pode fazer na Bimby.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sericaia


Se eu não vou ao Alentejo, o Alentejo vem até mim em forma de doce. Já tinha ouvido falar da Sericaia há imenso tempo, mas nunca me deu para fazer. Até ontem. Ficou aprovadíssima. Já me perguntaram o que é, e eu digo que, para mim, é QUASE um leite creme assado. Experimentem!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Frascos de Cheesecake de Lemon Curd


Cheesecakes são uma perdição para mim. Diria mesmo que são a minha sobremesa favorita de verão. A mistura de sabores e texturas é divinal. Este nunca tinha feito, mas é super rápido e fica tão lindo servido assim. Quanto ao sabor, é FA-BU-LO-SO. 

Bolo de Laranja e Côco à la Bimby


Mais um que passou para a lista dos favoritos cá em casa. Fiz pela primeira vez e adorei. Não é que a laranja e o côco combinam bem?! Façam esta receita e comprovem.

Pataniscas à la Bimby


Já vos tinha dito que adoro bacalhau?? Cozido, assado, frito, grelhado, cru. Vá, cru não sei, nunca provei. Uma coisa que se faz várias vezes para almoços de família são pataniscas. A-DO-RO!! Mas não adoro todas. Se me apresentarem aquelas que vêm chumbadas em gordura e com pedaços enormes de cebola, dispenso. Mas estas são das que gosto. E são tão fáceis de fazer.

Bolachas Digestivas à la Bimby


As bolachas digestivas estão no top das minhas favoritas. É que para além de gostar de acompanha-las com um chá uso-as em algumas receitas como o cheesecake. É verdade que não têm o mesmo sabor das de compra, mas são óptimas à mesma. E mais Saudáveis. 

Lemon Curd


Adoro Lemon Curd, a mistura do doce com o ácido é qualquer coisa. Assim de repente, julgo que é um dos meus doces favoritos e é extremamente versátil. Costumo usar em recheio de tartes, cupcakes, macarons… Mas pode ser usado de uma forma mais simples, em taças de iogurte com granola e fruta. É divinal!! Esta é a receita do livro base.

Iogurtes de Lima e Limão à la Bimby


Já não me lembro de comprar iogurtes sólido cá para casa. São tão fáceis de fazer. E podemos combinar os sabores que quisermos. Já para não dizer que são muito mais saudáveis e baratos. Tudo que tem um travo mais ácido é apreciado cá em casa. E estes iogurtes não foram excepção. São realmente maravilhosos e é uma receita para repetir. Experimentem!!

Hamburgers à la Bimby


Eu sei que não se deve. Eu sei!! Mas não é propriamente um hamburger daqueles processados que têm mais gordura que carne. Estes foram feitos por mim, fui eu que escolhi a carne, sei os temperos que lhe pus e não foi usada qualquer tipo de gordura na confecção. Ficaram tão bons. Bem melhores e mais acessíveis que os de compra. E são tão fáceis de fazer. Devo ter demorado cerca de 20 minutos a fazer tudo.

Sumo de Abacaxi e Lima à la Bimby


Abacaxi é daquelas coisas que nunca falta cá em casa. Normalmente é descascado, partido e comido da forma mais simples. Mas de vez em quando uso para fazer uns sumos ou batidos. Com o calor que se tem feito sentir nestes dias não há nada como uma bebida bem fresquinha, para nos mantermos hidratados. Ah! E dizem que ajuda a manter a linha. Só coisas boas;).

Pudim de Ovos na Varoma à la Bimby


Gosto muito de tudo que é doçaria tradicional. Pudim de ovos é um dos favoritos. Não sei se são como eu, mas não consigo comer aqueles pudins que estão cheios de ”furinhos”. Não sei se é ideia minha, mas acho que não têm o mesmo sabor, já para não falar na textura. Dizem que fica assim quando entra água durante a cozedura. Nunca tinha feito na varoma, mas vou passar a fazer pois assim é garantido que não me vai sair um pudim todo esburacado;). O trabalho que dá é minimo e o resultado final é o que se vê. 

Iogurtes de Bolacha e Laranja à la Bimby


Já não passo sem fazer iogurtes na Bimby. Ficam óptimos, posso escolher as misturas de sabores e não perco mas de 5 minutos a fazê-los. Já para não falar que sei exactamente aquilo que lhes ponho. Estes ficaram super cremosos e com um sabor maravilhoso. Aconselho-vos a experimentar.

Brioche Chinês à la Bimby


Desde que recebi as formas novas que a minha cabeça não para de pensar em novas receitas para testar. Adoro a ideia de poder fazer bolos e não só, do princípio ao fim, na Bimby. É que já me aconteceu umas quantas vezes de não fazer bolos porque tinha o jantar no forno. Agora já não tenho esse problema. Esta foi a minha primeira experiência. E não podia ter corrido melhor. Adorei, adorei, adorei. Experimentem.

Éclairs e Profiteroles à la Bimby


Devo confessar que quando eram os bolos que escolhia quando ia a pastelarias. Não me perguntem porquê. Nem eu sei. O certo é que a dada altura, ainda antes de ter a Bimby resolvi fazer em casa. E fiquei rendida. Não sei se foi por me ter corrido bem à primeira. Mas também não é novidade que aquilo que fazemos tem um saborzinho especial. Dão algum trabalho eu sei, mas tudo que dá trabalho é mais especial. E agora com a Bimby tudo é mais simples. Ora vejam!

Massa Choux

Fazer esta massa, para mim, é sinónimo de comer éclairs ou profiteroles. Mas pode servir de base para imensas coisas. Até mesmo salgados. É óptima. E não é difícil, mas também não é a mais simples. É assim assim. Mas é destas coisas que gosto porque quando vejo o resultado final fico deslumbrada. Façam também. Eu sei que falta a foto, mas eu sempre gostei mais de fotografar o resultado final e da última vez que fiz profiteroles e éclairs só fotografei quando já estavam prontos. Mas prometo fazer em breve e ponho fotos da massa, até porque esta deve ter uma certa consistência para resultar e torna-se mais fácil se virem como deve ficar.

Feijão Preto à la Bimby


Feijão preto para mim não serve só para acompanhar a picanha. Aliás, tem dias em que a minha refeição é apenas um arroz branco com feijão preto a acompanhar. Faz-se num instante e confere logo outro sabor a um prato como este de bifinhos de frango grelhados com arroz branco. De um prato com pouco sabor passou a algo que adoro.

Biscoitos de Laranja à la Bimby


Hoje na minha cozinha foi o dia da Laranja. Tudo que fiz levou laranja. As bolachas estavam a acabar e queria fazer umas que fossem rápidas, já que estava a fazer mais um milhão de coisas e não podia dedicar-lhes muito tempo. Foi aí que me lembrei de fazer uma das minhas receitas e dar-lhes o saborzinho a laranja. Resultado…Maravilhosos!

Salada Russa à la Bimby


Oh meu Deus!! Como eu adoro esta comida. No Verão não há semana em que não coma. Não é propriamente um prato saudável até porque eu gosto de fritar os filetes de pescada. Nem os legumes cozinhados ao vapor se safam porque lhes ponho maionese em cima. Mas pronto se é assim que gosto porque fazer de outra forma?! Compenso com outros pratos noutros dias. Sei que não tem ciência nenhuma e toda a gente sabe fazer, mas que vos sirva de inspiração.

Creme de Beringela e Ervilhas


Tal como já tinha dito cá em casa há sopa todos os dias. Eu não sou a maior apreciadora de sopas, prefiro comer legumes de outra forma, mas para contrariar essa situação, opto por fazer cremes de legumes. Não sei quanto a vocês, mas para mim sopa é sinónimo comida saudável. Já vi inúmeras receitas de sopas que começam a ser feitas com refogados e que levam bacon… Recuso-me a fazer uma sopa assim!! No entanto, gosto de ir variando nos legumes e nas suas quantidades para não comer sempre o mesmo. Vejam esta receita e experimentem.

Arroz solto de Feijão à la Bimby


Que bem que me sabe um arroz bem soltinho. Diria até que prefiro em relação ao arroz seco. Dá para se fazer de 1001 maneiras e cada um cozinha do seu jeito. Esta é uma das minhas versões e a minha favorita. Este acompanhou um belo frango assado no forno. Devo dizer que me soube pela vida. 

Maionese de Alho à la Bimby


Já tinha tentado fazer mais que uma vez e confesso que as primeiras não foram bem sucedidas. Mas como não sou de desistir facilmente tive de ir tentando mais vezes até que consegui. Um dos objectivos da Bimby é podermos poupar na conta de supermercado. A maionese é um bom exemplo disso. Para quem tem Bimby e ainda não fez está na hora de tentarem. 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Brôa de Milho



Adoro pão. Broa de milho, assim de repente, acho que está no top dos favoritos. Já tinha pensado experimentar há imenso tempo, mas achava que não ia ficar bem. Mas sabem que mais? Estava completamente enganada. Primeira vez e ficou perfeita. A receita está no livro base da Bimby. O trabalho é mínimo e esta foi sem dúvida a melhor que comi até hoje.

Iogurtes de Côco e Limão à la Bimby


Mais uma experiência que resultou na perfeição. Cá em casa adoraram os primeiros iogurtes que fiz, os de côco. Este fim de semana lembrei-me de voltar a fazer, mas não queria igual. Foi então que olhei para os kilos de limões que tenho em casa e resolvi que ia ser essa a combinação. E sabem que mais?? Resultou, na perfeição. 

Leite Condensado


Uso tanto em diversas sobremesas. E sabem o que faço aquele que fica colado na taça não sabem? Sim, é isso. O mesmo que, quase, todos vocês:). Demora 10 minutos a ser feito. E nunca mais vou ter ir a correr ao supermercado para comprar, como já me aconteceu muitas vezes. Há uma receita alternativa que não leva leite em pó, mas ainda não testei. Quando o fizer, se o resultado for tão bom como este coloco a receita.

Iogurtes com Fruta de Granola à la Bimby


Isto é daquelas sobremesas do tipo 1, 2, 3 e já está. É rápida de se fazer. Podem fazer as combinações que quiserem. Maravilhosa quando recebem convidados à ultima da hora e querem surpreender com uma sobremesa das boas e super vistosa.  

Arroz de Polvo à la Bimby


Mais um belo prato com uma pequena alteração. Se me perguntarem se gosto de polvo não sei o que deva responder. Gosto e não gosto. É confuso não é? Eu explico. Eu gosto de polvo, mas quando me apresentam pedações enormes com aquele pele gelatinosa e peganhenta que não sei como se chama, não sou capaz de comer. Ah e também não aguento ter de mascar polvo. Pastilhas elásticas têm de saber a morango ou menta. Por isso fora de casa, prefiro dizer que não gosto de polvo. Mas se for eu a fazer a história é outra. Hoje queria polvo, mas queria-o crocante com um belo arroz solto a acompanhar. A primeira opção era um arroz de feijão, mas depois lembrei-me de fazer um arroz de polvo a acompanhar os belos dos panadinhos. E o resultado não podia ter sido melhor.

Barritas de Cereais e Morangos à la Bimby


Não imaginam o quanto andava ansiosa para experimentar esta receita. Meti na cabeça que tinha de a fazer hoje e batalhei para conseguir acrescentar isto às milhares de tarefas que já tinha. Mas sabem que mais?! Valeu bem a pena. e sabem qual foi a parte mais difícil? Ter de esperar que arrefecesse para poder partir e comer. Vi esta receita no 24Kitchen. São fabulosas as barritas. Experimentem.

Granola Cítrica à la Bimby


Nunca tinha feito granola em casa. Mas já andava há muito com vontade de experimentar. E sabem que mais?! Não podia estar mais satisfeita. É extremamente fácil e como tudo que é feito em casa, sabe muito melhor. Esta fiz porque vi uma receita que quero muito fazer. E vai ser já amanhã. Mas o que sobrar daqui já tem destino. É para o leite do pequeno almoço ou para as minha sobremesas ultra rápidas. Experimentem fazer. Vale mesmo a pena.

Salada de Cous-Cous com Salmão Grelhado


Sabem quanto tempo demorei a preparar este prato?! Dez minutos. Sim, dez minutos. Não tem nada que saber e sabe bem nestes dias de calor. O cous-cous é muito versátil, podemos acrescentar-lhe os sabores que quisermos. Portanto, se preferirem podem temperar de outra forma. Baseei-me numa receita do livro base da Bimby, mas hoje optei por grelhar o salmão ao invés de cozinha-lo ao vapor e por  isso dei descanso à minha parceira de cozinha:).

Suissinhos light de Frutos Vermelhos à la Bimby


Quero crer que não sou a única graúda que gosta de comer suissinhos. Uma das coisas que faço sempre,na Bimby, são iogurtes e tento variar constantemente. Desta vez fiz os suissinhos e a meu ver valeu bem a pena. É que estes eu sei o que levam e assim sabem-me muito melhor. E como já disse uma vez, cá em casa, por motivos de saúde, estes produtos são sempre com 0% de adição de açúcares e neste caso até o adoçante é à base de plantas naturais. Experimentem.

Chocos Cremosos à la Bimby


Bem, este é espectacularmente bom. Já não fazia há imenso tempo e confesso que nunca o fiz na Bimby. A última vez que o fiz ainda não tinha Bimby e hoje foi daqueles dias em que não lhe dei descanso nenhum. Fiz creme de legumes, suissinhos, molho Béchamel e arroz branco (imaginem só). Como tinha ideias de comer a horas decentes, achei por bem fazer isto no fogão:). Mas prometo colocar a versão à la Bimby logo que faça o teste ( e vai ser em breve, porque agora que me lembrei deste prato, tão cedo não me esqueço :)). Já devem saber que há ”duas” formas de se cozinhar chocos ou lulas. Em poucos minutos ou em numa hora e tal. Este prato demora  uma hora e tal, mas é simples e não dá trabalho. Se assim não fosse não teria conseguido fazer tudo o que vos disse que fiz :). Experimentem. Prometo que não se arrependem.

Patê de Delícias à la Bimby


Adoro patês, de quase todos os sabores. E sempre gostei de fazê-los em casa. Este costuma servir para fazer sandes para o almoço do dia seguinte. Mas também acompanha bem com umas tostinhas.

Molho Béchamel


Eis mais uma coisa na qual nunca mais gastei dinheiro desde que tenho Bimby. Molho béchamel. É um básico na cozinha, dá cremosidade a alguns pratos e pode substituir natas noutros, livrando-nos assim de algum peso de consciência:). Não dá trabalho nenhum e fica pronto em pouco mais de 5 min. A receita está no livro base da Bimby, mas eu já decorei.

Vitela estufada


Adoro vitela estufada. Esta receita é da autoria de um amigo que cozinha que é uma maravilha. Desde que aprendi esta, não faço vitela estufada de outra forma. E resulta sempre bem. Esta foi feita no fogão porque tinha a Bimby ocupada e já estava a ficar atrasada para preparar o almoço. Fiquem com a versão à la Mão que logo que possa coloco a à la Bimby :) Experimentem!

Arroz Xau-Xau à la Bimby


Já andava há imenso tempo para fazer em casa. Mas, não sei porquê, nunca fiz. Até hoje. Quando vou a um restaurante chinês como que me farto. Fica tão bom com umas gotas de molho de soja. Hummm:) E dá quase o mesmo trabalho que fazer um arroz branco. Tão cedo não vou ao chinês comer deste arroz. 

Bolo de Chocolate e Avelã à la Bimby


Esta receita descobri na sexta-feira e não resisti em experimentar. Fiz umas alterações e valeram bem a pena. É um bolo magnífico. É um facto que chocolate e avelãs resultam na perfeição. Foi aprovadíssimo pela família. Façam como eu e sirvam acompanhado de iogurte ou chantilly e framboesas. Fica divinal.

Folhadinhos de Alheira


Estes folhadinhos são a coisa mais fácil de se fazer. Quando tenho convidados para jantar à última da hora é uma das entradas que faço. Assim mantenho-os ”ocupados” enquanto acabo de preparar o jantar. Só precisam de dois ingredientes. Bem, eu uso mais dois mas é opcional. Ah e esta é das que não precisamos da Bimby, a menos que façam a vossa massa folhada em casa. Vejam lá como é simples.

Noodles de Frango e Legumes


Ora cá está uma receita que faço para aproveitar sobras de carnes. Neste caso foi de frango. É maravilhosa e simples. A parte que podem considerar mais chata é a de desfiar o frango (se for o que usam na receita). Confesso nunca a fiz na Bimby, mas também é tão fácil que lhe podem dar um dia de descanso, ou então fazer uma sobremesa enquanto cozinham esta maravilha. E sabem que só uso uma coisa para temperar? Sim, só uma. Não acreditam?! Ora vejam a receita.

Bôla de Carne



Fiz pela primeira vez e é receita para repetir certamente. É deliciosa. Rápida de se fazer e muito simples.Esta receita vi no livro base da Bimby, mas fiz umas alterações. E sabem que mais?Foi aprovada pelos mais exigentes. Façam a vossa e venham cá dizer como correu.

Rissóis de Carne à la Bimby


Estes são para os dias em que tenho pouco tempo para preparar uma refeição. Não é para todos os dias, afinal são fritos. Não são propriamente saudáveis. Mas de vez em quando até que me sabem bem. Caseirinhos então.. Deixei de comprar quando experimentei fazer pela primeira vez. Dá trabalho. Bastante até. Mas é receita para se fazer, em quantidade, nos dias em que estamos com disposição. Experimentem. Estes são dos bons.

Queques de Atum e Cenoura à la Bimby


Bem..o que posso dizer destes ‘meninos’?! Que adoro, adoro, adoro. São super simples de fazer e facilmente substituem uma refeição. Óptimos para quem leva almoço para o trabalho. Uma sopinha e um ou dois destes, se conseguirem (eu não consigo :)) e temos a barriguinha cheia. Esta receita foi retirada de uma edição da Dica do Lidl e eu adaptei-a à Bimby.

Salada de Macarrão à la Bimby


Este é dos que faço nos dias em que para além de ter pouco tempo para a cozinha, não tenho nada ‘a jeito’ para cozinhar. Faço-o sempre à la mão. É uma questão de 20 min e estamos sentados à mesa a comer. E sabe-me bem. É dos que gosto.

Compota de Morangos


Adoro doces, compotas.. Basicamente adoro tudo que leve açúcar. Desde que tenho a minha Bimby que não compro compotas. Agora faço-as em casa. E diga-se que me sabem muito melhor. Façam as vossas também.

Tarte de Morangos à la Bimby


uma experiência. E das que correu bem. Feita numa manhã de Domingo para sobremesa ao almoço. Estava tão bom. É coisa para demorar meia horinha a estar pronta. Não há desculpas.E assim têm uma maneira diferente de comer os vossos morangos.

Creme de Pasteleiro


Dá para inúmeras coisas. Cobrir, rechear.. Até para lamber a colher:) Este foi para a cobertura de uma tarte e o que sobrou ainda vai dar para qualquer coisa. Esta receita está no livro base da Bimby mas já têm a versão à la Mão.Experimentem!

Folhados de Maçã à la Bimby


Mais um bolo que adoro. Haverá algum que não goste?:) Não creio. A parte mais trabalhosa é mesmo a massa folhada. É um trabalho demorado, mas guardamos para os dias em que temos mais tempo e paciência. Fazemos em quantidade e congelamos. Já o recheio é coisa que não dá trabalhinho nenhum. Mãos à obra:)